San Pedro de Atacama

Photo credit: Mike.D.Green via VisualHunt / CC BY-NC-ND

Vulcão Licancabur

Foto:@sarapaulinoliveira

É um vulcão perfeitamente cônico quando você vê do lado chileno está adormecido, não extinto. Não há ruínas perto do vulcão e a cratera mostra que não teve nenhuma erupção ocorreu pelo menos nos últimos 500 a 1000 anos. Em sua cratera também há um pequeno lago de 70 metros de largura e 90 metros de comprimento, considerado um dos mais altos do mundo. Na região existe um lago com maior altitude situado no vulcão Lullaillaco a cerca de 6.300 metros, outro na cratera do vulcão Pili a 6.020 metros.

Com uma altura de 5916 metros, o vulcão é parte da Cordilheira dos Andes e pode ser visto do povoado de San Pedro de Atacama. Localizado no limite geográfico entre o Chile e a Bolívia, oferece seus cumes nevados aos visitantes que podem realizar excursões desde o acampamento base localizado a 4300 metros de altura por sobre o nível do mar e também desde um acampamento intermédio localizado a 4700 metros. O atrativo tem uma cratera que contém ao interior uma lagoa que se congela durante a temporada invernal, enquanto a ascensão ao vulcão é recomendada realizá-la entre agosto e dezembro

Como chegar: Desde San Pedro de Atacama consiga um transporte até a Laguna Blanca, este pode ser privado ou um ônibus de alguma agência que esteja deixando a cidade para passeios como Salar de Uyuni e Laguna Verde. Tenha certeza de que o transporte pare na Aduana para que faça sua entrada legalmente na Bolívia, pois é deste lado que fara sua ascensão. 
Dicas: Não é aconselhável tentar a ascensão em solitário e abertura de novas rotas estão fora de cogitação pois o vulcão é cercado de campo minado, todo cuidado é pouco. Na vila de San Pedro de Atacama existem diversas agências que contam com guias de alta montanha com centenas de ascensões aos vulcões da região, porém o preço é bem salgado, cerca de US$ 300.00. Ao chegar no refúgio, contrate um guia local lá mesmo, custará 10% deste valor.

Veja o vulcão ao fundo Foto:@emerson.ribeiro.15

 

Venha ver esse paraíso!!

Agência de Marketing Digital agência digital em são paulo agência digital agência vtex