Rio de Janeiro

foto por visualhunt

Morro Dois Irmãos

http://@evellynreis_

http://@regisapereira

Localizado entre o Leblon e São Conrado com acesso pela mítica Favela do Vidigal hoje um território pacífico pelas UPP com bela vista para o oceano e para cidade do Rio.

Uma trilha curta e fácil são apenas 1.6km mas dependendo do seu condicionamento físico pode levar 1h até 2h em ritmo lento é recomendado que você vá com um guia, pois ela não é tão bem sinalizada. O acesso para a trilha começa na Favela do Vidigal com a UPP ficou bem mais fácil e tranquilo. Ponto de encontro é pracinha do início do Vidigal você pode escolher se vai a pé até o ponto mais alto da comunidade (aproveita e faz tour pela comunidade) ou se pegará algum transporte como moto táxi ou Kombi (R$5,00) para chegar até o início da trilha.

Início da trilha do Dois Irmãos

Daí em diante, você enfrentará pequenas subidas e muita terra seca, que tem várias pedrinhas se você não estiver com um calçado adequado escorregará bastante calma no início pois a trilha aparenta ser bem fácil mas você pode ficar sem fôlego facilmente, pois ela apresenta algumas subidas íngremes.

A trilha do Dois Irmãos

Você passará por matas fechadas cuidado com algumas plantas com espinhos por isso cuidado onde coloca suas mãos e fique de olho no chão, pois existem vários troncos que demarcam o caminho e você poderá acabar tropeçando a trilha é muito bonita cheia de belas paisagens.

http://@mateusmoraes4

Mirante

Você chegará no primeiro mirante dele você vê o que te espera no topo do Irmão Maior uma bela paisagem chega um pouquinho do paraíso. Você pode ver Comunidade da Rocinha e ver sua imensidão e ainda dá para ver a Pedra da Gávea. Seguindo adiante você encontrará algumas bifurcações, fique sempre à esquerda e tudo ficará certo!!

Topo

Após passar pelo mirante a trilha vai ficar mais aberta, então não esqueça de levar protetor solar e vai ficando menos íngreme e você vai conseguir chegar ao topo com tranquilamente. Você ainda passará por outros mirantes e ficará bem exposto ao mar podendo ver as Ilhas Cagarras, não desista você já está bem próximo de alcançar os 539 metros de altitude. Ao chegar no topo você verá uma paisagem incrível. A paisagem no pico é sensacional, você consegue ver o Rio de Janeiro em 360º. No ponto mais alto do Morro 2 Irmãos você encontrará o principal mirante, entende o por que de falarem que a Lagoa Rodrigo de Freitas ter formato de coração. Aproveite para descansar, tirar muitas fotos, fazer um lanche e repor suas energias para a descida.

http://@leozinho_fleat

 

Visão 360º

Do topo de seus 533 metros é possível avistar a Zona Sul da cidade (Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo), a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e a imensidão do Oceano Atlântico. Tudo isso em um panorama fabuloso de 360 graus.

Decida

 Não tem muita dificuldade na decida, pois é o mesmo caminho da subida. Fique atento pois é muito escorregadia, eu mesmo caí algumas vezes. Também fique atento aos impactos no seu joelho, pois isso poderá acabar com sua aventura e resultará em muita dor no final. Esta trilha é uma das que possui melhor relação entre esforço físico e beleza. Não é muito exigente e compensa com visuais incríveis e ainda pouco conhecidos da Zona Sul carioca.

O que levar

Use tênis confortável, Indicado para pessoas qualquer pessoa acostumadas a fazer atividades físicas.

Garrafa de 2 litros d’água por pessoa;

Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc…);

Boné ou Chapéu;

Protetor solar; Repelente; Saco de lixo; Óculos escuros;

Capa de chuva; agasalho, Máquina fotográfica;

Medicamento de uso pessoal e documentação (RG, CPF e carteira do plano de saúde)

Dicas

Vá bem cedo para não pegar tanto calor ou vá no fim do dia para ver o pôr-do-sol, só não esqueça de levar lanterna de cabeça para fazer a descida de noite. Vale MUITO a pena!

Leve trajes de banho e no fim vá dar um mergulho nas praias mais próximas como São Conrado, Joatinga e Leblon.

Aproveite para fazer um passeio turístico na comunidade.

 

 

VALE MUITO A PENA!!