Formosa

Photo credit: Cecilia Heinen via VisualHunt.com / CC BY

Formosa muito lindo!!

Photo credit: Cecilia Heinen via VisualHunt.com / CC BY

Fotos e textos:@tripsdapam

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paraná, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.

O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1º de agosto de 1843, com o nome de Vila Formosa da Imperatriz, posteriormente sendo alterado para Formosa.(texto extraído do site da Prefeitura de Formosa).

Buaraco das araras!!

Hoje, com 173 anos, Formosa vem se destacando no ramo do turismo, marcando grande presença em blogs e sites de viagens conceituados. Foi eleita uma das 10 melhores cidades turísticas de Goiás, em pesquisa realizada este ano pelo Guia Curta Mais. Distante apenas 80 km de Brasília-DF e 280 km de Goiânia (capital do Estado de Goiás), Formosa é dona de muitas belezas naturais, e exatamente por isso vem sendo cada dia mais procurada por turistas de todo o Brasil e de outros países. A facilidade de estarmos próximos ao Aeroporto Internacional de Brasília, nos faz destino certo para quem chega de avião e aluga um carro para conhecer a região.

Indaiá!!

Cada dia com mais visibilidade, já aparecemos no quadro “Tô de folga” do Jornal Hoje e em uma matéria especial do Globo Repórter exibida recentemente sobre a Estrada Colonial, ambos programas de grande audiência da Rede Globo. Com toda essa exposição na mídia nacional, a Prefeitura Municipal está adotando excelentes medidas para a melhoria do turismo. Com a ajuda do SEBRAE, em breve teremos excelentes novidades, segundo nos informou a Secretaria de Turismo.

Infelizmente, a cidade ainda não dispõe de uma Agência de Turismo especializada somente para o turismo local, mas empresas de Brasília e região, montam grupos com transporte e atividades determinadas já incluídas no pacote, para serem realizadas nos atrativos de Formosa. @formosagooficial é uma conta que tenho no Instagram e reposto fotos de turistas e visitantes. Começou como uma brincadeira, mas se tornou um canal sério e importante de informações para quem quer conhecer mais sobre Formosa. Diariamente recebemos muitos directs com perguntas, dúvidas, dicas e pedidos de informações sobre os atrativos turísticos. Hoje com quase 9 mil seguidores, o IG conta com fotos de todos os pontos turísticos de Formosa. Não deixe de conferir!

Abaixo listarei os principais pontos turísticos de nossa cidade, com informações e dicas importantes aos visitantes. Pegarei a Rodoviária do Plano Piloto de Brasília e a Praça da Prefeitura de Formosa como pontos de referência para a quilometragem até os pontos turísticos.

Fotos e textos:@tripsdapam

TELEFONES ÚTEIS:

- Secretaria de Turismo de Formosa: (61) 3981-1234

- CAT (Centro de Atendimento ao Turista): (61) 99686-0142

- Associação dos Guias e Condutores de Turismo (AgeCTUR): (61) 99848-5938

Venha conhecer esse paraíso!!

Destinos de